top of page

Compaixão e Recompensa

"Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará." (Mateus 6:3,4)



Ajudar ao próximo é uma atitude muito nobre. Aliás, deveria ser tão natural quanto fazer um bem a si próprio. Afinal, o que desejamos para nós mesmos devemos desejar ao nosso semelhante. Mas, no mundo em que vivemos, é raro ver uma atitude solidária e desinteressada e mais raro ainda quem o faça sem chamar a atenção para si.


O amor ao próximo desperta em nós o desejo de voluntariamente ajudar seja com tempo, carinho, suporte, dinheiro, etc. O versículo acima fala sobre como devemos praticar boas obras de forma agradável aos olhos de Deus. O texto completo, é uma dura repreensão em relação aos que davam esmolas e anunciavam "com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros".


O convite de Jesus é para um amor verdadeiro, que é humilde e sem vaidade. Quando alguém ajuda ao próximo e chama a atenção para si, na verdade já recebeu sua recompensa aqui com o reconhecimento dos que estão a sua volta. Mas, existe uma recompensa ainda maior para aqueles que esperam no Senhor: o galardão dos céus. Haja de compaixão, mas espere recompensa somente do Senhor.

Por Viviane Ferreira




17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page